São Paulo/SP - CEP: 01310-910
- (11) 99696-9952
- (11) 99584-7152
Empresários brasileiros planejam elevar os investimentos em 2012
Países da América Latina são os que estão mais otimistas em relação ao aumento dos investimentos e das receitas
Novos resultados da pesquisa International Business Report (IBR) 2012 da Grant Thornton International mostram que 68% dos empresários brasileiros esperam aumentar os investimentos em máquinas e instalações, 22 pontos porcentuais a mais que o registrado no terceiro trimestre. Essa foi a variável econômica com maior elevação entre as abordadas no estudo e o Brasil apresenta o maior percentual ao nível mundial de empresários que esperam elevação nesse quesito. O percentual está bem acima da média global de 35%. A pesquisa é feita com 11.500 empresas privadas em 40 economias.
Na mesma linha, os empresários da Geórgia (64%), Peru (59%) e Turquia (58%) são os que mais esperam aumentar esses investimentos. “Muitos investimentos da indústria em 2011 ficaram contidos devido ao desaquecimento no início do ano e agora devem ser retomados diante das sinalizações positivas do governo com relação à economia.”, diz Javier Martinez, responsável pelo IBR na América Latina.
No Brasil, além disso, 78% dos empresários esperam aumentar a receita nos próximos 12 meses, 60% acreditam na melhora da lucratividade e 44% no investimento em novas instalações, um aumento de 16 pontos percentuais em relação ao último trimestre. “As expectativas econômicas dos empresários brasileiros são bem positivas o mostram o compromisso para apoiar o desempenho da economia brasileira”, completa Martinez. As expectativas com relação às exportações também aumentaram.
Os empresários da Geórgia (84%) e Indianos (82%) também esperam melhorar o desempenho das receitas em 2012. “A Geórgia é um dos países que fazia parte da União Soviética. Quando proclamou a independência o país teve alguns atritos na região. Porém nesse momento tudo está calmo e o país está pronto para um bom desenvolvimento da economia. A situação econômica, desde 1995, melhorou muito com a ajuda do FMI e do World Bank. Atualmente a Geórgia tem um dos melhores crescimentos de PIB na Europa ", complementa Javier.
Regionalmente, os países da América Latina são os que estão mais otimistas em relação ao aumento dos investimentos (55%) e das receitas (76%), seguidos pelos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) com 47% e 72%, respectivamente.